Select the language

sábado, 12 de novembro de 2011

O fruto do Espírito é...

O fruto do Espírito é alegria.

As nove características do fruto do Espírito refletem a personalidade de Jesus Cristo.

Alguns pensam que seja a expressão corporal, mas não encontramos nenhuma passagem bíblica que tenha registrado que nosso Senhor Jesus tenha sorrido.

A alegria do Espírito é muito mais do que sorrir, pular, rodopiar. Essa expressividade independe da presença do Espírito, ela é humana. Pode ser vista nos estádios de futebol, shows de cantores seculares, nos carnavais e casas de mulheres estranhas ao projeto divino da instituição familiar.

Qual é a alegria de Jesus? É aquela sensação concreta de satisfação dentro da alma. É a produção em larga escala de tranquilidade ao nosso derredor. É a capacidade de fazer outros sorrirem e sentirem-se em paz diante da nossa presença. É a capacidade de dar vigor ao desanimado, é a mão sempre amiga que edifica a vida quase que totalmente destruída pelo inimigo de todas as almas.

Qual é a alegria de Jesus? É a capacidade de ser responsável em criar momentos hoje, que amanhã se transformarão em boas lembranças, flashes nostálgicos, lembranças que se instalarão na memória de quem convive com a gente.

O fruto nasce do esforço. Prepara-se a terra, planta-se a semente, rega-se a plantinha, poda-se a árvore, e tira-se o fruto na época certa. E depois? Come-se. Quem comerá? O fruto é do Espírito e Ele quer sentir o sabor do que semeamos e ceifamos como cristãos.

A alegria de Deus é a nossa força. Se estamos entregando ao nosso Deus o fruto inteiro, todos os nove ingredientes, então, Ele se alegra, tal qual se alegrou com a oferta entregue por Abel. E consequentemente somos fortalecidos por causa da satisfação divina que provocamos no paladar do Criador.

Abraço, na paz e alegria do Espírito.

E.A.G.
http://belverede.blogspot.com/

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Chave da felicidade: equilíbrio

A chave da felicidade é o equilíbrio nas relações interpessoais.

Você deve conhecer 1ª Coríntios 13, que é muito bem identificado como o capítulo do amor. E deve se lembrar que na descrição de amor, Paulo escreveu "o amor não busca seu próprio interesse".

Pois bem, são muitas as pessoas que pensam que ser praticante do amor é viver sofrendo, fazer outros felizes sem nunca encontrar a felicidade.

Não sei se você pensa desse jeito, mas preciso dizer que pensar assim é um erro. Por quê?

Porque, primeiro, existe o ciclo ação e reação, a lei da semeadura. Quem não é interesseiro, quem não é egoísta, quem não é egocêntrico, planta coisas boas. Então, no tempo certo colherá tudo de bom que semeou.

Em segundo lugar, porque Jesus mandou todos os cristãos serem equilibrados ao se relacionarem uns com os outros. O mandamento equilibra os relacionamentos quanto ao uso do amor. É: "amai o próximo como a si mesmo" (Lucas 10.25-28; Gálatas 5.14).

Portanto, praticar amor não significa viver humilhado, viver se rebaixando. Esta atitude de inferioridade não é prática de amor, segundo o que Deus quer de nós. Todos devemos buscar a felicidade dos outros e também a própria, o bem-estar do semelhante e também o bem-estar pessoal.

E, é preciso equilibrar-se sempre observando se estamos nos comportando de acordo com as orientações bíblicas (Salmo 119.105).

E.A.G.